14/10/2011

JANELAS PLENAS DE LUZ

 
 
 


Meu pai sempre foi um estudioso de engenharia e logo aprendeu como é importante que sua casa seja face norte.  No começo de nossas vidas moramos numa casa na Vila Mariana. O quarto do casal e a sala eram face sul.  Minha mãe acordava todos os dias com enxaqueca- e dá-lhe palmada, dá-lhe gritaria, mau humor.  Eu vivia doente Só percebemos a importância da luz solar quando mudamos para uma casa na rua Carlos Sampaio. Nesta casa a sala, os dois dormitórios e a cobertura (depois transformada em escritório e salão de festas) possuíam grandes janelas face norte.  Acordávamos já com o beijo do sol.  É provável que minha família não tenha fotofobia então o nosso humor realmente melhora com a luz do sol.  Mas o que mais me chamou atenção em todos os locais onde morei foi a luz do pôr-do-sol quando tínhamos uma janela face Oeste.  Que coisa deliciosa é poder olhar todos os dias o pôr-do-sol, as cores que se cambiam, o calor que ele traz.  É como assistir a um novo espetáculo a cada dia.  Minha casa atual tem uma vitrine na sala-que olha para o norte e também tem uma janela face oeste. Na verdade quase não tem paredes- as que sobraram são cobertas de livros- mas estou rodeada de vidros.  E de luz. Minhas visitas de final da tarde ficam boquiabertas com o espetáculo do por-do-sol.  Os amigos fotógrafos “invejam” minha luz.

Com a invasão de edifícios com alturas estratosféricas em nossa cidade temos muita dificuldade em ter insolação ou mesmo claridade. Morei nove meses em apartamento no sexto andar na Rua Pernambuco.  O edifício é lindo, tem janelões de vidro até o chão e é face norte, porém, a proximidade e altura dos prédios em frente impedem a chegada do sol e da luz, que só pincela o prédio algumas horas por dia.  Isso, alem do fato que para ver o céu você precisa chegar junto da janela e esticar o pescoço pra cima.  Nem a facilidade de fazer tudo a pé (versus passar horas no transito do Morumbi) me fizeram feliz.  Passei  meses acabrunhada procurando céu e luz.

Hoje quando penso em morar em apartamento  vejo como é difícil repetir a minha situação atual de luz- quando você acha um apartamento  face norte, com grandes janelas, muito bem iluminado tem que ser próximo de uma esquina onde o terreno da esquina em frente seja pequeno o suficiente para que não seja vendido para uma incorporadora construir um prédio. Minha única saída seria comprar uma cobertura ou pagar o mico do trânsito do Morumbi mas recebendo doses diárias de espetáculos de luz.  Para isso  tenho que ganhar na loteria….Ah estes devaneios…

 

One Response to “JANELAS PLENAS DE LUZ”

  1. Sil Malamzu says:

    You are the best !!! Your vision of life, sensibility!!!

Leave a Reply

  • (will not be published)